sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Núcleo de Pesquisa RODA GRIÔ-UFPI realizará o seu primeiro Congresso

Ocorre dias 6, 7 e 8 de novembro na Universidade Federal, em Teresina

O Núcleo de Pesquisas RODA GRIÔ: GEAfro – Gênero, Educação e Afrodescendência - UFPI, realizará o 1º CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA – I CONGEAfro: Conquistas, experiências e desafios.
Ocorre dias 6, 7 e 8 de novembro na Universidade Federal, em Teresina. As inscrições para ouvintes estão abertas, encerrando-se dia 5 de novembro. Até dia 15 de outubro as inscrições estarão com preços promocionais.
Confira mais informações no site do evento:
https://sites.google.com/site/congeafro/home
cartaz_congeafro_2013

Negros são maioria das vítimas em homicídios registrados na capital

Levantamento de 2013 foi realizado pela Delegacia de Homicídios. Delegado de Direitos Humanos diz que muitos números são subnotificados.

Do G1 PI
Comente agora
Segundo dados da Delegacia de Homicídios de Teresina, os negros são maioria das vítimas de assassinatos em Teresina. O levantamento apontou que 60% dos 210 homicídios registrados na capital envolvem negros.
O delegado de Direitos Humanos, Sebastião Escórcio, diz que este ano já foram registrados 90 casos de injúrias raciais, mas ressalta que muitos números são subnotificados quando se trata de casos de homicídios.
“Se ficar registrado que foi um crime motivado por descriminação da cor da pele, a orientação racial, ou por deficiência física ele consta nos autos como crime racial. Mas, a Delegacia de Direitos Humanos não tem a competência de investigar homicídios”, declarou.
No dia 2 de outubro, o racismo teria motivado um crime na Zona Leste da capital. Um servidor público foi assassinado a tiros dentro de um bar no Parque Universitário, depois de uma discussão iniciada após ter sido chamado de ‘negro’.

Polícia prende homem acusado de desfigurar companheira em Teresina

Homem retalhou o rosto da companheira com uma faca, diz delegada Vilma. Acusado, que estava foragido há seis meses, foi preso no Jacinta Andrade.
Ellyo Teixeira e Pedro SantiagoDo G1 PI
Comente agora
Fizemos Justiça, diz delegada Vilma Alves (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Fizemos Justiça, diz delegada Vilma Alves (Foto: Ellyo Teixeira/G1)













Um homem identificado como Ezequiel Fonseca foi preso na madrugada desta sexta-feira (4) acusado de desfigurar o rosto de sua companheira com sucessivas facadas, fato ocorrido há cerca de seis meses. A equipe de investigação da Delegacia da Mulher recebeu informações de que o agressor estava escondido em uma casa no Residencial Jacinta Andrade, Zona Norte de Teresina.

Segundo a delegada Vilma Alves, há oito meses a vítima havia procurado a polícia para denunciar as agressões a que vinha sofrendo. Após a notificação, a mulher chegou a trocar de casa três vezes com medo de represálias do ex-companheiro. 

“Há seis meses o Ezequiel descobriu onde ela estava morando e foi lá tentar matá-la. Nessa investida ela a esfaqueou em várias partes do corpo e ainda retalhou seu rosto. A vítima ficou desfigurada. A Polícia agiu, ele se escondeu, mas nós o achamos”, conta Vilma.

Nos seis meses em que o acusado esteve foragido, a vítima, com medo, começou a desenvolver vários problemas de saúde, inclusive tendo AVC (Acidente vascular Cerebral). “Ele teve uma série de transtornos por conta das agressões. O caso é tão grave que ela necessita de uma cirurgia reparadora na face. Hoje ela vive escondida em um abrigo”, afirma a delegada.

Para Vilma Alves, a prisão de Ezequiel mostra que a justiça foi feita. “Esse foi um dos casos mais emblemáticos do Piauí. Me sinto realizada com a prisão de uma homem tão perigoso e de poder ajudar a salvar uma vida. Fizemos justiça”, finaliza.
O acusado foi preso e encaminhado para Casa de Custódia. Ele foi indiciado, dentre outros crimes, por tentativa de homicídio, lesão corporal e ameaça.

Discussão termina em morte de idoso na Zona Leste de Teresina

 Catarina Costa e Pedro Santiago
Do G1 PI
1 comentário
Crime ocorreu em um bar na Zona Leste (Foto: Catarina Costa/G1)Crime ocorreu em um bar na Zona Leste (Foto: Catarina Costa/G1)

Uma discussão acabou em morte no Parque Universitário, Zona Leste de Teresina. Segundo Antônio Gomes da Silva, colega de serviço da vítima e que estava com ele no momento do crime, Cecílio Santos Sousa, de 66 anos, chegou ao bar do Maru por volta das 16h, quando foi ofendido por um homem conhecido apenas como Braga, que se identificava como policial.
Antônio Gomes estava com a vítima no momento do crime (Foto: Catarina Costa/G1)Antônio Gomes estava com a vítima no momento do
crime (Foto: Catarina Costa/G1)
“O Cecílio chegou, pagou uma conta e pediu uma cerveja. Depois disso esse Braga o ofendeu o chamando de 'negro'. Zangado, Cecílio partiu para cima do homem, que sacou uma arma e deu um tiro. Nós corremos e ele deu mais dois tiros”, disse Gomes.

De acordo com o capitão Fernandes Sousa, da Polícia Militar, relatos do dono do bar dão conta que tanto a vítima quanto o atirador sempre frequentaram o local e que eles não se conheciam. “Suspeitamos que o homem conhecido como Braga tenha usado um revólver de calibre 38, porque não tinha cápsulas no chão. Não confirmamos que esse homem seja policial. Já entramos em contato com outros batalhões e ninguém sabe de um militar conhecido por esse nome”, disse.

Polícias das Rondas Ostensivas de Natureza Especial e do 5ª Batalhão da PM acompanham o caso.