terça-feira, 17 de maio de 2011

Programa de Bolsas para Afrodescendentes

(Genebra, 10 de Outubro a 4 de novembro de 2011)




No contexto do Ano Internacional dos Afrodescendentes, a Unidade Anti-Discriminação do escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas está lançando um programa de Bolsas para descendentes de africanos de 10 de outubro a 4 novembro de 2011.



O programa de bolsas proporcionará a oportunidade de aprofundar a compreensão do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas  e de seus mecanismos, com foco em questões de particular relevância as pessoas de ascendência africana.  



Isso permitirá aos bolsistas contribuir de forma mais efetiva à proteção e a promoção dos Direitos civis, políticos, econômicos, sociais e cultural dos Afrodescendentes em seus respectivos países e comunidades.



Quem pode se candidatar?



* O candidato deve ser afrodescendente

* O candidato deve ter no mínimo 4 anos de experiência no tratamento de questões relativas aos afro-descendentes ou minorias.

* O candidato deve ser fluente em inglês.

* Uma carta de apoio de uma organização afrodescendente ou da comunidade 



Processo de Seleção



Na seleção dos bolsistas,  as questões de gênero, e um equilíbrio regional serão levados em conta. Os documentos apresentados deverão estar em Inglês.



Direitos



O candidato selecionado tem direito a uma bolsa para cobrir alojamento, as despesas básicas em Genebra, seguro básico de saúde, bem como um retorno de avião com bilhete de  classe econômica.  



Aplicação



Os candidatos interessados ​​são convidados a apresentar o seu pedido por e-mail para:

africandescent@ohchr.org  ou por fax para: 004122-928 9050 com uma carta de apresentação indicando claramente "Application to the 2011 Fellowship Programme for People of African Descent”, com os seguintes documentos:




* curriculum vitae

* carta de motivação (máximo de  1 página) onde o candidato explicará sua  motivação para a candidatura, o que ele/ela espera alcançar através da  bolsa e como ele/ela usará o que aprendeu para promover os interesses e os direitos dos afro-descendentes

* uma carta de apoio de uma organização /entidade parceira.



O prazo para recepção de aplicações é 15 de junho de  2011. Somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.



Assessoria Internacional/SEPPIR/PR

BSB – 16.05.2011

domingo, 15 de maio de 2011

DIECS faz Seminário Interfaces entre Etnicidade, Raça, Gênero e Religião

              O Departamento de Ciências Sociais - DIECS -em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia - Ppgaarq, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam, de 18 a 20 de maio, dentro do evento "Encontros de Antropologia e Arqueologia", o Seminário "Interfaces entre Etnicidade, Raça, Gênero e Religião, sob a coordenação da Profa. Dra. Verônica Cavalcante, do PPGAArq/UFPI, atual coordenadora do curso de Ciências Sociais da UFPI.
             O local do evento será o Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI, contemplando seções de comunicações de pesquisa, conferências e Mesas Redondas. O seminário terá a participação de importantes nomes dos estudos de raça, gênero e religião no país.
             Professores ligados ao programa de Mestrado em Antropologia e Arqueologia da UFPI também terão espaço na programação discutindo aspectos da religiosidade. A discussão sobre gênero ocorrerá no dia 19 de maio. Na sexta-feira, dia 20, ocorrem as discussões sobre as etnografias.
             O evento terá dois minicursos, a serem ministrados nas salas de aula do CCHL: A problemática de gênero na teoria do campesinato, com a profa. Drª. Maria José Carneiro - CPDA/RJ; e Metodologias Participativas: práticas e implicações no campo, a ser ministrado pela Profa. Ms. Isis Maria Cunha Lustosa - Doutoranda em Geografia -IESA-UFG.
             Os pesquisadores também podem apresentar seus Estudos sobre Etnia, Gênero e Religião. Para isso, os interessados devem acessar as normas de apresentação dos trabalhos científicos e os dias previstos para as Seções de comunicações de pesquisa.
             O Seminário tem o apoio das seguintes organizações: Grupos de Estudos sobre Ritual e Simbolismo; Grupo de Estudos sobre Imagem e Patrimônio Cultural; Grupo de Estudo sobre Sexualidade e Gênero, e ADMA.

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES: etnicidade.ufpi@hotmail.com - Fone (86) 32372152

Confira a programação:

18.05

Profª. Drª. Teresinha Bernardo (PPGCS/PUC-SP): "Racismo como fenômeno
social total";
Profa. Drª. Maria José Carneiro - CPDA/RJ: "A problemática de gênero na teoria do campesinato".
Prof. Dr. Robson Cruz (PPGAArq/UFPI): "Conversando com Lideranças Religiosas";
Profº Dr. Alejandro Labale (Chefe de DIECS, PPGAArq/UFPI) conduzirá a Mesa Redonda: Religiosidades e Religiões Afrobrasileiras, que terá a participação da Profa. Dra. Teresinha Bernardo (PPGCS/PUC-SP), abordando o tema: Candomblé na Modernidade;
Prof. Dr. Robson Cruz - (PPGAArq/UFPI), com o tema "A textura de um fenômeno 'invisível': abordando a afroreligiosidade piauiense";
Prof. Dr. Francisco de O. Barros Júnior ( PPGAArq/UFPI): "Rezando no shopping: as novas faces do sagrado no mercado religioso".
Profa. Dra. Verônica Cavalcante (Coordenadora Ciências Sociais- PPGAArq/UFPI): "A influência da religiosidade "afromaranhense" no Piauí".

19.05

Conferência: "Gênero(s) e Identidade(s)?", ministrada pela Profª Drª Sandra Nascimento ( PPGCS/UFMA);
Conferência: "Os estudos sobre gênero e a agricultura familiar no SCIELO: uma revisão crítica": profª. Drª. Maria José Carneiro - (CPDA/RJ).
Mesa Redonda: "Gênero e questões da contemporaneidade", coordenada pela profª. Drª.Lídia Noronha (PPGAArq/UFPI).

20.05

Profª Drª. Andrea Scabello (PPGAArq/UFPI) apresenta a Conferência: "Etnoarqueologia: contribuições e perspectivas".
Prof. Ms. Fábio Ferreira (DCIES/UFPI) apresenta a Conferência - Os povos Genipapo-Kanidé e Tremembé do Ceará e o Turismo: uma abordagem etnogeográfica;
Prof. Dr. Stephen G. Baines DAN/UNB) apresenta a Conferência - Reelaboração Étnica no Nordeste do Brasil: impactos de grandes projetos no povo indígena Tremembé do Ceará.

A programação será encerrada com a Mesa redonda: Etnicidades e novas identidades, com a Coordenação do Prof.Dr. João Miguel (PPGAArq/UFPI) e com a presença do Prof. Dr. Stephen G. Baines (DAN/UNB), que apresenta o tema: Etnicidade e reelaboração étnica no mundo contemporâneo, Profª Drª. May Waddington (PPGAArq/UFPI), que apresenta o tema: Grupos etnicamente diferenciados em territórios tradicionalmente ocupados: territorialidades específicas; e do Prof. Ms. Hélder Ferreira de Sousa (UFPI/Campus Parnaíba), que apresenta o tema: Questões indígenas no Piauí contemporâneo: ressurgências ou inssurgências?