domingo, 27 de maio de 2012

TV Brasil exibe programa especial sobre quilombos


Na semana em que se comemora o Dia da África, o Programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, exibirá nesta quinta-feira (24), às 22h, o episódio “Quilombos-Luta e Resistência”.
O programa visitou comunidades rurais e urbanas da Bahia, do Maranhão e do Rio Grande do Sul para saber quais são os sonhos e desafios dos moradores dessas comunidades e como eles preservam suas culturas e tradições. Também apresentará o resultado do isolamento geográfico e cultural a que essas pessoas estiveram submetidas por dezenas de anos.
No Nordeste, região com maior número de Quilombos do país, encontram-se comunidades dominadas pelo tráfico de drogas e que agora dão sinais de recuperação. Do município de Cachoeira, na Bahia, vem o exemplo pioneiro do quilombo Caonge, que, por meio de um conselho de lideranças organizado, aumentou a renda das comunidades locais com o cultivo de mariscos, apicultura e artesanato.
Em Alcântara, no Maranhão, as lembranças dos tempos da escravidão estão nas ruínas, no pelourinho e nas inúmeras comunidades quilombolas que vivem na região. Ali, a luta pela terra e pelo reconhecimento do território envolve fazendeiros, grileiros e até o projeto da base espacial brasileira. Na fronteira sul do Brasil, o programa mostra como vaqueiros mesclam tradições gaúchas e africanas.
O programa começa logo após o Repórter Brasil. O episódio também pode ser conferido na página
http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/quilombos