domingo, 2 de dezembro de 2012

Festa da Consciência Negra realizadas pelas entidades negras do Piauí


A semana do dia 20 de novembro constituiu-se progressivamente  no Brasil, em uma importante agenda de reflexões, debates e ações sobre a experiência da população negra na sociedade Brasileira e universal ao longo de sua milenar existência. São seminários, shows, debates, conferencias, feiras, palestras, exibições de filmes e documentários que abordam a  questão racial nas mais diversas situações e localidades. Esta atitude por parte da sociedade civil e mesmo por parte do Estado é de suma importância, pois a soma  destas atitudes, que não se restringem, obviamente, a esta semana do mês de novembro, provocam pensamentos reflexivos sobre política, cultura e sociedade, percebendo a realidade em conseqüência do pensar no/a outro/a, independente da condição de pertencimento étnico-racial de cada cidadão/ã.                
Todas as atividades possibilitaram uma maior visibilidade para as ações das entidades negras. Sendo que neste ano, a semana retratou  produções que garantem a sustentabilidade das entidades, tanto no nível de continuidade da prestação de serviços dispensados à comunidade na periferia, como na manutenção de instrumentos percussivos, oficinas, material didático, figurinos e até deslocamento destas entidades de uma comunidade à outra. Neste propósito, a semana da consciência negra em Teresina, também aglutinou pessoas para o reconhecimento das atividades de geração de renda realizado pelo o movimento negro, visibilizando um mercado silencioso, mas ativo na sociedade, possibilitando a criação de parcerias que propicie o crescimento destas atividades. Assegurando, também, uma maior sustentabilidade dos grupos e um maior incentivo às tecnologias adotadas por estes grupos em seus empreendimentos.
                   As comemorações do Mês da Consciencia Negra em Teresina   priorizou a realização da I Feira Negra com o objetivo de difundir costumes e tradições da cultura negra e fomentar negócios de empreendedores da comunidade negra. Além da Feira durante a semana, acontecerá shows, palestras, Roda de conversa sobre a lei 10.639 e saúde da população negra, exposições e comercialização dos produtos culturais afros nas faculdades e escolas do município e do Estado do Piauí.
                  Esta Semana representou para Teresina a continuidade da trajetória de superação e desenvolvimento da população negra que tem uma grande atuação de comércio e empreendedorismo através de suas produções artísticas, alimentares e de vestimentas, apresentando em seu estilo próprio, contemporâneo, o respeito ás mais diverso identidades, sem perder o elo constante com valores ancestrais que até hoje fazem a cabeça e o corpo de muita gente assim seja dado a possibilidade de escolha.
                   Os eventos da Semana da Consciência Negra foram realizada pelas entidades negras de Teresina: Ijexá, Afoxá, Condart  e Instituto da Mulher Negra do Piauí - Ayabás.

                                          I Feira Negra






Show da Consciência Negra
                                          
                                                          Pagode Do Coreto


                                                                           Ijexá




                                                                        Afoxá






                                                            Afro Condart








CEBELA, FLACSO e SEPPIR divulgam novo Mapa da Violência 2012: a Cor dos Homicídios no Brasil


No âmbito das atividades do Mês da Consciência Negra e do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Juventude Viva, o Centro Brasileiro de Estados Latino-Americanos - CEBELA e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO em conjunto com a SEPPIR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, divulgam o Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, de autoria de Julio Jacobo Waiselfisz.
O estudo focaliza a incidência da questão racial na violência letal do Brasil, tomando como base os registros de mortalidade do Ministério da Saúde entre os anos de 2002 e 2010. Verifica-se nesse período uma queda de 25,5% nos números e taxas de homicídios entre brancos, enquanto os homicídios de negros aumentaram 29,8%, ampliando ainda mais a brecha existente em 2002. O estudo analisa a incidência da vitimização da pessoa negra nos Estados, municípios e capitais brasileiras, tentando identificar os focos e os determinantes dessa violência.
O estudo será apresentado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz no auditório térreo da SEPPIR, no bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, DF, no dia 29 de novembro, às 9h30. Estará presente a ministra chefe da SEPPIR, Luiza Bairros, e o presidente do CEBELA, Jorge Werthein.
Para fazer o download do Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil, e de outras edições do estudo, entre no site http://www.mapadaviolencia.org.br/

 http://www.conteate10.cnmp.gov.br/
http://www.conteate10.cnmp.gov.br/#!multimidia/cu1y

CNMP lança campanha de combate aos homicídios por impulso

A campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude"
CNMP lança campanha de combate aos homicídios por impulso
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre os homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta quinta-feira, 8, em Brasília, a campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude". O lançamento regional no Rio Grande do Sul acontecerá no dia 22 deste mês, na Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre, uma região com alto índice de vulnerabilidade social.

Durante a apresentação da iniciativa em Brasília foi exibido um estudo relativo às motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em onze estados brasileiros. A Promotora de Justiça Lúcia Callegari, que atua perante o Tribunal do Júri da Capital, representou o MP gaúcho no evento. Inédito, o levantamento foi elaborado pelo CNMP a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública. O estudo pretende identificar, dentre o total de assassinatos com classificação de motivos, a proporção dos decorrentes de ações por impulso. Em alguns estados, esse número é superior a 50%.

A campanha foi idealizada no âmbito da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), resultado de parceria entre o CNMP, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça.

CAMPEÕES

Para combater os crimes por impulso, a campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" passa a mensagem de tolerância em situações de conflito, buscando evitar a violência (brigas de trânsito, entre vizinhos, em bares, etc). As peças são estreladas por atletas renomados - os campeões mundiais de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas campeões olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes –, que participam da iniciativa sem cobrar cachê.

A campanha tem vídeos, jingles de rádio, anúncios para veículos impressos e digitais, entre outras peças, que serão veiculadas na mídia nacional gratuitamente até março de 2013. Também estão previstas ações educativas. Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para uso a partir de 2013.

ENASP

A Enasp tem entre seus objetivos agilizar a investigação e o julgamento dos crimes de homicídio. A premissa é que o combate à impunidade pode reduzir os índices de violência. Foram definidas metas para conclusão de inquéritos antigos de homicídio (anteriores a 2007 e 2008) e para o julgamento das ações penais desse tipo de crime.

A campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude" pretende engajar também a sociedade civil na luta contra o homicídio. "O desafio é agir em duas frentes: combater a impunidade, qualificando a investigação e o julgamento dos crimes, e atuar preventivamente, conscientizando o brasileiro para evitar atitudes e ações contra a vida, em situações de conflito", explica a Conselheira do CNMP Taís Ferraz, Coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp. 


Nelma Nunes
ADE SIPIA Conselho Tutelar - Alagoas 
Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humano (SEMCDH)

Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente (SPCA)
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)
www.conselhodacrianca.al.gov.br Fone: (82) 3315. 1739  Cel. (82) 8883.7564/9677.5878
Pelo portal Sipia CT (http://www.sipia.gov.br/CT), o cidadão poderá fazer a denúncia.