quinta-feira, 6 de junho de 2013

MULHERES NEGRAS DO PIAUÍ DISCUTEM SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E OS DESAFIOS PARA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO E RAÇA.



O Instituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS realizou no ultimo fim de semana, o I SEMINÁRIO ESTADUAL DE MULHERES NEGRAS E SAÚDE, com a participação de mulheres negras das mais diversas regiões do Estado e com convidadas de outros Estados. O evento foi uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - SESAPI e contou com o apoio de outras organizações como Coordenadoria Ecumênica de Serviço /CESE , Steve BIKO, Instituto Mídia Étnica, SEMTCAS, SASC, SEMEC, SEMEST, SEDUC  e FUNDAC.
Com o objetivo de discutir a saúde da mulher negra e as políticas públicas no Piauí que atendam a demanda existente nessa área, o evento foi também um momento de oportunizar um intercambio entre as várias organizações negras do Estado e de discutir as questões étnico-raciais com recorte de gênero, apontando avanços, dificuldades e desafios no processo de articulação dessas mulheres negras. Ao final, discutiram-se a constituição de uma Rede de Mulheres Negras do Piauí, que possa descentralizar discussões e ampliar sua organização de forma a efetivar ações da pauta feminista que contribuam para autonomia política, econômica e social das mulheres negras piauienses.
Para a Presidenta em exercício, do AYABÁS, Professora Haldaci Regina o Seminário “é um momento importante para reconhecimento das mulheres negras no Piauí e para o levantamento do quadro de necessidades e desafios que leva a articulação de uma Rede de Mulheres Negras no Estado”.
O evento deve a participações dos municípios de Floriano, Parnaíba, Amarante, Esperantina, Queimada Nova, Altos, Campo Maior, Batalha, Paquetá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Castelo do Piauí, Campinas do Piauí (Salinas) e Teresina, com um número maior de representações das entidades de mulheres e Instituições Governamentais.
O Seminário também contou com a presença de uma representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR/PR, Mônica Oliveira, e representações do Centro de Cultura Negra do Maranhão-CCN, Gisele Padilha, Grupo de Mulheres Mãe Andreza (MA), CEDENPA (PA), Maria Luiza, Sintepp/PA, Lucilene Moitinho.   O movimento de mulheres negras da Bahia foi representado pela coordenadora do Programa de Saúde do Odara – Instituto da Mulher negra/Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Emanuelle Góes.



O encerramento do I Seminário Estadual de Mulheres Negras e Saúde teve como pauta principal a aprovação de uma Carta com o resultado das discussões feitas e as principais demandas, que deverá ser encaminhada posteriormente às autoridades competentes, bem como, a Criação da Rede Estadual de Mulheres Negras do Piauí. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário