sexta-feira, 12 de abril de 2013

Oficina divulga importância das folhas nas tradições de matriz africana neste sábado


Data: 12/04/2013
Atividade acontece no Centro Bakise Bantu Kasange, em Mateus Leme (MG), e integra projeto selecionado em Chamada Pública da SEPPIR
Oficina divulga importância das folhas nas tradições de matriz africana neste sábado (13)
Vista externa do local das oficinas, o Centro Bakise Bantu Kasanje
Sem folhas não há orixá. Assim diz o ditado iorubano “Ko si ewe, ko si orixá”. Para fortalecer a cultura de matriz africana é que a comunidade tradicional Bakise Bantu Kasanje, localizada na cidade de Mateus Leme (MG), realiza a partir de sábado (13) uma série de oficinas, dentro de um projeto selecionado na Chamada Pública 01/2012, realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) no ano passado.
O projeto se chama “Nguzo Kinsaba - O poder das folhas”, foi contemplado com recursos da ordem de R$ 100 mil e tem como objetivo principal a capacitação e criação de uma rede ritual, econômica e fitoterápica nas casas tradicionais mineiras em quatro oficinas temáticas. As oficinas são abertas para toda a comunidade e a expectativa é capacitar cerca de 60 pessoas, a maioria representante de povos tradicionais de matriz africana, com idade a partir de 14 anos, além de moradores próximos.
“Nós trabalharemos com 16 tipos de ervas comuns aos ritos da tradição e aos remédios caseiros, entre elas a alfavaca, o alecrim, o guaco, o manjericão, o boldo, a erva-de-São-João, a macela, erva cidreira, entre outras. Essas ervas serão apresentadas aos participantes e, ao final das oficinas, eles também receberão mudas para o plantio em suas comunidades”, afirma o responsável pelo projeto, Marcos Adelino Ferreira, conhecido como tatetu (sacerdote, na tradição Angola)  Arabomi.
Nesta primeira oficina, que será realizada na casa principal do Bakise Bantu Kasanje, centro ao qual estão ligadas outras cinco comunidades, a temática da capacitação será A importância das folhas e as diversas formas de utilização nas tradições de matriz africana. “Além disso serão feitas as introduções aos temas das outras três oficinas – Fitoterapia e saúde integralA utilização das ervas na medicina popular e Remédios caseiros”, explica.

SERVIÇO
1ª Oficina do Projeto Nguzo Kisaba – Selecionado pela Chamada Pública 01/2012 da SEPPIR
Quando: Sábado, 13 de abril
Horário: 9h às 17h
Onde: Sítio Arabomi Rua Bouganville 38, Bairro Atalaia, Mateus Leme-MG
Mais informações: (31) 9983-5827

Nenhum comentário:

Postar um comentário