segunda-feira, 24 de julho de 2017

Instituto da Mulher Negra do Piauí-AYABÁS, comemora o “JULHO DAS PRETAS” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela.

O Instituto da Mulher Negra do Piauí-AYABÁS, realiza uma vasta programação nesse mês de julho, em alusão ao 25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A programação integra o “JULHO DAS PRETAS”, realizada regionalmente através da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, com o tema “Memória, Ancestralidade e Identidade: Trocas Intergeracionais”
O dia 25 de julho foi instituído pela ONU como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992. A data foi escolhida como marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade atuam para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, raça e etnia vivida pelas mulheres negras. No Brasil, o 25 de Julho foi instituído pela Lei 12.987 de 02/06/2014, como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira. Nesse sentido, as mulheres negras piauienses, através do AYABÁS, também se organizam e discutem suas problemáticas específicas, buscando atuar prioritariamente na formação das mulheres jovens negras, objetivando uma maior consciência de sua realidade, dos seus direitos e estratégias necessárias para superação das desigualdades existentes.
Estudos mostram que no Brasil as mulheres são maioria e representam 51,2% da população, sendo 46% delas pretas e pardas. Dados apontam que a mulher negra está na base da pirâmide social, com os piores salários, as colocações menos prestigiadas e sofrendo violências de toda ordem, inclusive física e sexual. Ainda de acordo com pesquisas, apesar de a mulher negra estudar mais que o homem negro, possui salários mais baixos. A combinação entre machismo e racismo vitima, cotidianamente, a mulher negra  que ganha menos que a mulher branca e menos que o homem negro. No Piauí, esse quadro não é diferente. No mundo capitalista onde a regra é acumular lucros explorando os trabalhadores e trabalhadoras, a melhoria de vida das mulheres negras só acontece através de sua luta e organização.
Por todos esses dados, é que o Instituto da Mulher Negra do Piauí, realiza uma programação reunindo as mulheres negras e o público em geral, para ampliar essas discussões e visibilizar a luta das mulheres negras piauienses/brasileiras. As atividades incluem Rodas de Diálogos, Oficinas, Palestras e a II Edição do Show “Elas Encantam”.

O “Julho das Pretas” no Piauí é realizado pelo AYABÁS – Instituto da Mulher Negra do Piauí e tem o apoio da Coordenadoria Estadual de Políticas paras as Mulheres-CEPM, Secretaria de Estado da Cultura(SECULT-PI)/Complexo Cultural Clube dos Diários e Secretaria Municipal de Politicas para as Mulheres de Teresina.

Data
Local
Horário
Abertura do Julho das Pretas em Campo Maior – Práticas Pedagógicas em diferentes cenários: as mulheres negras e os valores civilizatórios afro-brasileiros enquanto possibilidades pedagógicas e de troca de saberes.
05/07
UESPI – Campo Maior
14h
Abertura Oficial “Julho das Pretas”
- Ciranda das Pretas: Memórias e Experiências.
(Bate-papo com convidadas, música, poesias, petiscos, apresentações artísticas).
Convidadas: Profª. Jesus Diocesano – Del. Vilma Alves – Socióloga Lúcia Araújo.

07/07
Casa da Cultura/Teresina
16h.
Atividade com as Mulheres de Nazária/PI
(Palestra, Roda de Diálogos e Oficinas).
15/07
Povoado Altamira - Município de Nazária
15h às 18h.
Mulher Negra e Mídia
- Diálogos com jornalistas sobre a representação da Mulher Negra nos espaços midiáticos.
Convidadas: Jornalistas Edna Maciel – Gorete Gonzaga – Laura Learth – Vera Telma Alves.
    
19/07
Sala Torquato Neto/Teresina
16h
Atividade com Mulheres Negras Quilombolas de Piripiri/PI.
# Serão realizadas palestras e oficinas na Comunidade Quilombola de Sussuarana, envolvendo as comunidades quilombolas de Vaquejador e Marinheiro.
21/07
Comunidade Sussuarana – Município de Piripiri
9h às 15h
Atividade com Mulheres Negras de Barra Grande/PI (A definir!).
22/07
 A definir

Atividade com Mulheres Negras de Teresina
Manhã:
- Roda de Conversa: Memória, Ancestralidade e Identidade: Trocando Experiências Intergeracionais.
Convidadas: Profª. Dra. Assunção Sousa(UESPI), Carmem Ribeiro(Matizes), Lara Danuta(Ayabás) e Joelfa Farias(Ayabás).
- Exposição Lélia Gonzalez
Noite:
- Participação na Reabertura Oficial do Memorial Zumbi dos Palmares – Noite.
25/07
Memorial Zumbi dos Palmares
9h às 12h






19h
II Edição do Show “ ELAS ENCANTAM”
27/07
Espaço Osório Júnior
19h
Atividade com Mulheres Negras – Participação no Encrespa.
(Roda de Diálogos, Oficinas...)
28/07
Município de Amarante
10h às
17h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário