domingo, 2 de dezembro de 2012

Festa da Consciência Negra realizadas pelas entidades negras do Piauí


A semana do dia 20 de novembro constituiu-se progressivamente  no Brasil, em uma importante agenda de reflexões, debates e ações sobre a experiência da população negra na sociedade Brasileira e universal ao longo de sua milenar existência. São seminários, shows, debates, conferencias, feiras, palestras, exibições de filmes e documentários que abordam a  questão racial nas mais diversas situações e localidades. Esta atitude por parte da sociedade civil e mesmo por parte do Estado é de suma importância, pois a soma  destas atitudes, que não se restringem, obviamente, a esta semana do mês de novembro, provocam pensamentos reflexivos sobre política, cultura e sociedade, percebendo a realidade em conseqüência do pensar no/a outro/a, independente da condição de pertencimento étnico-racial de cada cidadão/ã.                
Todas as atividades possibilitaram uma maior visibilidade para as ações das entidades negras. Sendo que neste ano, a semana retratou  produções que garantem a sustentabilidade das entidades, tanto no nível de continuidade da prestação de serviços dispensados à comunidade na periferia, como na manutenção de instrumentos percussivos, oficinas, material didático, figurinos e até deslocamento destas entidades de uma comunidade à outra. Neste propósito, a semana da consciência negra em Teresina, também aglutinou pessoas para o reconhecimento das atividades de geração de renda realizado pelo o movimento negro, visibilizando um mercado silencioso, mas ativo na sociedade, possibilitando a criação de parcerias que propicie o crescimento destas atividades. Assegurando, também, uma maior sustentabilidade dos grupos e um maior incentivo às tecnologias adotadas por estes grupos em seus empreendimentos.
                   As comemorações do Mês da Consciencia Negra em Teresina   priorizou a realização da I Feira Negra com o objetivo de difundir costumes e tradições da cultura negra e fomentar negócios de empreendedores da comunidade negra. Além da Feira durante a semana, acontecerá shows, palestras, Roda de conversa sobre a lei 10.639 e saúde da população negra, exposições e comercialização dos produtos culturais afros nas faculdades e escolas do município e do Estado do Piauí.
                  Esta Semana representou para Teresina a continuidade da trajetória de superação e desenvolvimento da população negra que tem uma grande atuação de comércio e empreendedorismo através de suas produções artísticas, alimentares e de vestimentas, apresentando em seu estilo próprio, contemporâneo, o respeito ás mais diverso identidades, sem perder o elo constante com valores ancestrais que até hoje fazem a cabeça e o corpo de muita gente assim seja dado a possibilidade de escolha.
                   Os eventos da Semana da Consciência Negra foram realizada pelas entidades negras de Teresina: Ijexá, Afoxá, Condart  e Instituto da Mulher Negra do Piauí - Ayabás.

                                          I Feira Negra






Show da Consciência Negra
                                          
                                                          Pagode Do Coreto


                                                                           Ijexá




                                                                        Afoxá






                                                            Afro Condart








Nenhum comentário:

Postar um comentário