Diversos serviços gratuitos de atendimento ao público foram realizados
Diversos serviços gratuitos de atendimento ao público foram realizados na manhã desta sexta-feira (17), na Praça João Luiz Ferreira, Centro de Teresina. As atividades fazem parte do ato Cidadania: o melhor remédio para combater à homofobia, realizado pelo Grupo Matizes e executado pelo projeto “Tecendo Direito, Costurando Cidadania”, em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia.
Foram realizados atendimentos para o cadastro do programa Bolsa Família, orientação jurídica, expedição de passe livre para idosos e pessoas com deficiência, aferição arterial, orientação jurídica. O evento teve ainda a apresentação de shows performáticos e a distribuição de preservativos e materiais de prevenção à DST/AIDS.
De acordo com a coordenadora do projeto, Carmem Ribeiro, o ato é uma forma direta de dialogar com a sociedade teresinense no intuito de alertar sobre a violência contra homossexuais. “Em uma data tão relevante como essa, é importante alertarmos para o problema e o fizemos colaborando com a sociedade através da prestação de serviços de cidadania”, afirma Carmem.
O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), Defensoria Pública do Estado do Piauí, Sistema Nacional de Emprego (SINE), Centro de Educação Profissional São Camilo, Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (APIPA) e do Grupo de Dança Afoxá.
“A parceria com os vários órgãos públicos tem o objetivo de reafirmar o compromisso do Estado em combater a homofobia, principalmente a institucionalizada, que ainda é muito presente. A nossa ação também é para que a população perceba que a luta contra a homofobia não é apenas uma luta de gays e lésbicas e travestis, mas sim da a sociedade e do poder público”, afirma Marinalva Santana, diretora do Grupo Matizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário