segunda-feira, 19 de março de 2012

Movimento pela Paz na Periferia conquista Prêmio Anu de inclusão social

Movimento pela Paz na Periferia conquista Prêmio Anu de inclusão social
Por Laura Muradi
 
O Movimento Pela Paz na Periferia – MP3 foi recebido com prestígio em Teresina após receber os prêmios Anu Preto e Anu Dourado, concedidos pela Central Única das Favelas (CUFA) ao Projeto Cine Periferia, do MP3, que ficou entre as três melhores ações de inclusão social do Brasil. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu na terça- feira (28/02) no Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano, com apresentação de Glória Maria, Regina Casé e Marcelo Tas. O Prêmio Anu Dourado foi conquistado pelo Projeto Cine Periferia como a melhor ação de inclusão realizada no Estado do Piauí.
 
O Projeto Cine Periferia realizou cerca de 300 exibições de filmes na periferia de Teresina no ano de 2011 e o MP3 mantém, ainda, cursos de informática para cerca de 200 alunos e dois times de futebol na cidade, um masculino e outro feminino.
 
A chegada do coordenador do Movimento, Francisco Chagas Nascimento Júnior, com os troféus em Teresina foi acompanhada por dezenas de jovens e adolescentes que participam de ações do MP3.  “Jamais passou pela nossa cabeça receber um prêmio nacional de tamanha importância. Não só o pessoal do Movimento, mas toda Teresina vibrou conosco. A emoção foi grande e é muito gratificante”, declarou. O coordenador disse ainda que “a parceria com a Fundação Banco do Brasil dá alicerces para todos os projetos criados pelo MP3”.  O prefeito de Teresina,  Elmano Férrer,  ao parabenizar o Movimento pela Paz na Periferia pelo reconhecimento nacional  disse que "o MP3 enche de orgulho a todos os teresinenses”.
 
O MP3 possui parcerias com diversas instituições, entre elas com a Fundação Banco do Brasil, que instalou em 2004, em Teresina, a primeira Estação Digital do Programa de Inclusão Digital da instituição. A Estação Digital Teresina – que representa a principal atividade da organização – funciona de domingo a domingo. No espaço são realizados cursos de informática e um clube de internet. Ainda em 2012, o MP3 lançará, em parceria com a Fundação BB, uma Estação de Metarreciclagem, que fará recondicionamento de computadores usados, possibilitando a instalação de outros laboratórios de informática na periferia de Teresina, ampliando a inclusão digital no Estado.
 
Implementado desde 2004, o Programa Inclusão Digital da Fundação consiste na implantação de espaços comunitários de informática chamados de Estação Digital e incentiva iniciativas de inclusão digital para disseminação de novas tecnologias de informação e comunicação, em parceria com instituições locais e organizações do Terceiro Setor.  A Estação Digital é também uma metodologia de formação de educadores sociais que atuam na comunidade como agentes mobilizadores e multiplicadores de técnicas que compõem o curso de capacitação.
 
MP3 - O Movimento Pela Paz na Periferia – MP3 foi instituído legalmente há sete anos, embora seja uma experiência que vinha sendo desenvolvida há treze anos.  É uma organização não-governamental criada por voluntários, dentre os quais jovens residentes na periferia de Teresina.  As ações do MP3 estão voltadas para a profissionalização da juventude das periferias de Teresina, em especial aqueles envolvidos com drogas e gangues. Todas as ações são idealizadas com foco na participação dos demais membros das famílias dos alunos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário