quinta-feira, 28 de julho de 2011

25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra


Caso não esteja visualizando, clique aqui!
Ano 1 - Edição Nº 01 Brasil, julho/2011
25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra
Ser mulher negra significa muitas coisas diferentes, uma vez que somos diferentes umas das outras: somos pessoas, indivíduos, portanto, únicas. Ainda assim, classificadas como um grupo, as mulheres negras, têm em comum fortes marcas decorrentes da existência do racismo, que cria um conceito e uma hierarquia de raça. E onde o que representamos como negras, é considerado inferior, discriminado e desqualificado. E há também a marca da desqualificação do sexo feminino estabelecida pelo sexismo, que traz também a noção de heterossexualidade compulsória condenando comportamentos sexuais diferentes. O que pode provocar outras formas de violência e discriminação que, quando voltadas paras mulheres homossexuais, são denominadas lesbofobia.
Neste mês de julho estamos reiniciando a divulgação da Newsletter da AMNB. A partir de hoje, periodicamente estaremos enviando a tod@s vocês artigos, notícias, eventos, posiconamentos, etc, com o objetivo de dar visibilidade a nossas ações e posicionamentos frente a conjuntura política atual. Nesta edição você encontrará as atividades que as organizações da AMNB estão realizando referente ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latinoamericana e Caribenha. Assim destacamos o 25 de julho nesta primeira edição. Esta data foi definida por ocasião do I Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, na Republica Dominicana em 1992 para chamar a atenção das condições de opressão de gênero e raça a que as mulheres negras são submetidas em conseqüência do racismo que é o principal fator de produção das desigualdades, e o enfrentamento deste é fundamental e prioritário na agenda da AMNB.
Bamidelê – PB
10 anos de Fundação! Como parte das comemorações dos 10 anos de Fundação a organização preparou uma agenda repleta de atividades na semana do Dia 25 de julho com inicio no dia 27 de julho às 13:00 no Solar dos Conselheiros, Centro , João Pessoa - PB
Mais informações no site: www.bamidele.org.br
Rede de Mulheres Negras do PR
Na programação do Dia da Mulher Negra da América Latino e do Caribe – a rede fará uma Roda de Conversa sobre a importância das mulheres negras na implementação das políticas públicas para as mulheres. O evento ocorrerá no dia 23 de julho das 13:30 as 16:30 Sede do Grupo Dignidade - Av. Marechal Floriano, 366 - cj43 - Curitiba/PR
CONAQ
O IV Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas: CONAQ 15 anos de luta e nenhum direito a menos acontece na cidade do Rio de Janeiro/RJ entre os dias 03 e 06 de agosto a partir das 18h.
Mais informações: www.conaq.org.br
II Seminário da Mulher Afro-Latinoamericana e Caribenha
Com inicio nesta sexta 22/07 até 25/07 o seminário promovido pela CONE contará com a participação de Jurema Werneck (CRIOLA) e Nilza Iraci (Geledés) em sua programação, que abordarão temas da agenda politica das mulheres negras. O evento correrá no auditório da Secretaria Estadual de Justiça – Páteo do Colégio - São Paulo/SP Mais informações:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/cone/noticias/?p=30387
A AMNB convoca a todas e todos comprometidos com um país verdadeiramente justo, para que seja incluída, a adesão ao abaixo assinado que inclua, na Comissão Nacional da Verdade, a verdade histórica sobre a violação dos direitos humanos da população negra. Apresentado pelo Poder Executivo, o PL 7376/10, prevê a criação, no âmbito da Presidência da República, da Comissão da Verdade com o propósito de “examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período” de 1946 a 1988, “a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”. 
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N12586
Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco www.mulheresdeterreirope.com.br
Mapa da Intolerância Religiosa www.mapadaintolerancia.com.br
Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas http://generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com/
 
Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras nasceu no contexto da III Conferência Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas ocorridas em Durban, na África do Sul, no ano de 2001. Promover a ação política articulada de ONGs de mulheres negras brasileiras, na luta contra o racismo, o sexismo, a opressão de classe, a lesbofobia e outras formas de discriminação, contribuindo para a transformação das relações de poder e construção de uma sociedade equânime tem sido a missão da AMNB que pós conferência se transformou em um dos principais grupo de ação política da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário